A Empresa

A ATIVO AMBIENTAL é uma empresa com grande experiência em programas e estudos ambientais, com o diferencial na execução de estudos de espeleologia. Desenvolvemos soluções ambientais para empreendimentos do setor publico ou privado.

Serviços

Espeleologia: Atendendo à nova legislação (Decreto nº 6.640/08 e Instrução Normativa MMA 02/09), a ATIVO AMBIENTAL dispõe de equipe técnica capacitada para a elaboração de estudos de prospecção, monitoramento, adequação de entorno e relevância espeleológica.

A Empresa

 A ATIVO AMBIENTAL é uma empresa com grande experiência em programas e estudos ambientais, com o diferencial na execução de estudos de espeleologia. Desenvolvemos soluções ambientais para empreendimentos do setor publico ou privado.

Buscando sempre a excelência e agilidade na prestação dos serviços, a Ativo Ambiental se destaca na atualização constante e adequação de sua equipe para atender as demandas atuais das empresas, tudo de acordo com as inovações tecnológicas e legislação vigente.

Entendemos os estudos ambientais como estudos estratégicos, principalmente no que tange a ESPELEOLOGIA, pois um planejamento ambiental e sócio econômico bem feito poderá trazer agilidade e economia ao empreendimento.

Todos os nossos serviços são desenvolvidos com segurança e qualidade. Um dos grandes diferenciais é justamente o investimento em segurança do trabalho onde hoje, graças à expertise adquirida durante anos de experiência e desenvolvimento de soluções também em SEGURANÇA DO TRABALHO, a empresa está capacitada para desenvolver TREINAMENTOS, PLANEJAMENTO, GERENCIAMENTO e DESENVOLVIMENTO em segurança do trabalho, com seu diferencial em áreas remotas.

Ativo Ambiental Tecnologia

Uma tendência natural é avanço em Gestão da Tecnologia da Informação. Dessa forma, a ATIVO AMBIENTAL inovou e conta hoje com processos de implementação e gerenciamento dos sistemas informatizados referentes à Saúde, Segurança e Meio Ambiente para a gestão de riscos nos trabalhos executados nos diversos setores. O sistema tende a registrar informações de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, criando um banco de dados e gerenciamento das informações de forma segura e dinâmica. Dessa forma, o sistema proporciona a automação no gerenciamento da informação e determina estratégias e ações para garantir o melhor desempenho das empresas, de forma a prevenção de acidentes.

Conte com a ATIVO AMBIENTAL para o desenvolvimento de soluções ambientais e tecnológicas com a excelência e agilidade.

POLíTICA EM SAúDE E SEGURANÇA

A política de Segurança e Saúde Ocupacional da Ativo Ambiental, em matéria de prevenção de acidente, estabelece princípios que deverão ser respeitados e acatados por todos os integrantes da empresa. A prevenção de acidentes deve ser considerada como objetivo prioritário, tal como a proteção ambiental. Para que isso aconteça, é fundamental que cada funcionário compreenda e assuma com responsabilidade sua própria função na prevenção de acidentes, objetivando melhorias continuas nas condições de trabalho.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Pesquisar, desenvolver e fornecer soluções com excelência para nossos clientes, equipe e sociedade no setor ambiental de forma responsável.

Visão

Ser referência positiva em excelência no ramo de serviços em que atua.

Valores

SEGURANÇA
EXCELÊNCIA E QUALIDADE
COMPROMISSO
RESPEITO SUSTENTABILIDADE

Espeleologia: Atendendo à nova legislação (Decreto nº 6.640/08 e Instrução Normativa MMA 02/09), a ATIVO AMBIENTAL dispõe de equipe técnica capacitada para a elaboração de estudos de prospecção, monitoramento, adequação de entorno e relevância espeleológica. Nossa equipe é composta por geógrafos, geólogos, ecólogos e biólogos, todos espeleólogos com ampla experiência em processos de licenciamento.

Nosso diferencial em relação aos estudos espeleológicos é a experiência de nossos profissionais em processos de licenciamento ambiental, e não apenas à espeleologia. Embora a equipe técnica de espeleologia seja especialista na área, a Ativo Ambiental promove a interação de suas equipes, onde o conhecimento prévio dos estudos ambientais favorecem a interação dos estudos espeleológicos aos estudos necessários ao licenciamento, como EIA/RIMAs ou RCA/PCAs, resultando em projetos integrados que favorecem o entendimento pelo órgão ambiental, trazendo agilidade, qualidade e economia ao empreendedor.

Dentro os serviços espeleológicos destacamos:

ESTUDO DE POTENCIALIDADE ESPELEOLÓGICA:

Através da análise integrada da área de estudos, desenvolvemos mapas de potencial espeleológico, dando suporte aos estudos de PROSPECÇÃO ESPELEOLÓGICA atuando de forma estratégica em estudos de viabilidade ambiental.

PROSPECÇÃO ESPELEOLÓGICA:

Necessário aos estudos de licenciamento ambiental, a prospecção espeleológica consiste no inventariamento sistemático de cavidades naturais, realizado através de equipes em campo. O planejamento é realizado em acordo com o ESTUDO DE POTNCIALIDDE espeleológica, onde as equipes adensam seus caminhamentos em áreas que favoreçam a formação de cavidade, resultado em melhor qualidade nos trabalhos e menores custos.

RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA:

Com a alteração da legislação ambiental através do Decreto 6640/08 e, posteriormente a Instrução Normativa MMA 02/09 aos quais possibilitaram a intervenção permanente ou supressão de cavidades, os ESTUDOS DE RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA se tornaram obrigatórios quando da necessidade de intervenções permanentes ou supressão de cavidades.

A Ativo Ambiental conta hoje com toda a equipe técnica especializada assim como laboratórios necessários ao desenvolvimento de tais estudos. Especialistas em Bioespeleologia, Quirópteros, Geoespeleologia, Turismo, Ecólogos e demais profissionais necessários aos estudos fazem parte de nossa equipe técnica, desenvolvendo sempre estudos com a máxima qualidade e agilidade. Contamos com banco de dados próprio, permitindo maior gama de comparações e resultando em trabalhos de maior qualidade e melhores resultados.

DIAGNOSTICO GEOESPELEOLÓGICO:

Em conformidade com a legislação ambiental vigente, a ATIVO AMBIENTAL realiza os diagnósticos Geoespeleológicos necessários aos estudos de RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA assim como em atendimento à condicionantes ambientais. Realizados por geógrafos, geólogos e técnicos, são abordados temas como a espeleogênese (formação da caverna), espeleotemas, depósitos químicos e clásticos assim como a inserção da cavidade na paisagem local. Desta forma os estudos compreendem em trabalhos não apenas no interior das cavidades, mas também no exocarste.

DIAGNÓSTICO BIOESPELEOLÓGICO:

Necessário aos estudos de RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA, os estudos são realizados por especialistas, biólogos e ecólogos que, através de observações e coleta de material biológico procuram entender o ecossistema cavernícola.

Para tais estudos, contamos ainda com a parceria a diversos especialistas (taxonomistas) capazes de auxiliar na identificação de espécimes raros, troglóbios ou raros. A Ativo Ambiental desenvolve ainda através de parcerias, estudos de biologia molecular para a identificação de espécimes.

A ATIVO AMBIENTEAL conta com banco de dados bioespeleológico próprio, favorecendo a comparação entre estudos e espécimes e, atingindo melhores resultados em seus estudos desenvolvidos.

ESPELEOMETRIA / TOPOGRAFIA DE CAVERNAS:

A ATIVO AMBIENTAL realiza a topografia de cavidades naturais em seus diversos graus de precisão através de técnicas adequadas para cada litologia, seja calcário ou mesmo cavidades em minério de ferro, onde são necessárias técnicas específicas uma vez que há grande interferência em bussolas comumente utilizadas.

As topografias de maior detalhe, necessárias ao ESTUDO DE RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA permitem ainda a realização do calculo de área e volume. Os dados são comparados gerando gráficos e tabelas capazes de identificar a importância das cavidades em relação à sua espeleoletria.

MONITORAMENTO FOTOGRÁFICO:

Através de técnica específica, profissionais fotógrafos/espeleólogos realizam os registros fotográficos nas cavidades em diferentes períodos. Realizando a comparação entre as imagens, é possível identificar possíveis alterações no ambiente cavernícola.

Tal monitoramento, por ser eficaz, é também solicitado por órgãos ambientais como condicionantes para o monitoramento ambiental de cavidades naturais.

MONITORAMENTO BIOESPELEOLÓGICO:

O Monitoramento Bioespéleológico é realizado através do acompanhamento das condições ambientais e tróficas das cavidades. São instalados equipamentos dentro e fora das cavidades para monitoramento da umidade e temperatura e ainda, umidade do solo e luminosidade.

São escolhidas espécimes que possibilitem seu monitoramento de forma a não influenciar nas populações residentes. A periodicidade é adequada a cada projeto/condicionante.

MONITORAMENTO DE RUÍDO E VIBRAÇÃO:

Através de equipamentos específicos, são monitoradas as ondas de ruído e vibração no interior das cavidades, identificando se obras, detonações ou empreendimentos já instalados podem causar algum dano ambiental às cavidades monitoradas.

Tal monitoramento vem sendo pedido como condicionante ambiental principalmente para os estudos de delimitação/diminuição das áreas de proteção (entorno) das cavidades naturais.

ESTUDO DE VIABILIDADE ESPELEOLÓGICA:

Com base em estudos específicos é realizado o estudo de viabilidade espeleológica para novos empreendimentos ou empreendimentos já instalados e que almejam sua expansão. Os estudos apresentam possíveis interferências no patrimônio espeleológico assim como possíveis soluções quando da necessidade de intervenção nas cavidades ou mesmo áreas de proteção.

LAUDOS TÉCNICOS:

A ATIVO AMBEINTAL realiza laudos técnicos para verificação de integridade ambiental de cavidades e/ou ambientes cársticos, identificando possíveis alterações ou mesmo a conservação das feições espeleológicas.

Tais laudos sã solicitados em pericias ambientais ou mesmo podem ser solicitados como condicionante ambiental.

São realizados através de equipe multidisciplinar podendo abordar os meios físico, biótico ou mesmo socioeconômico.

PLANO DE MANEJO ESPEOELÓGICO:

Em conformidade ao TR/CECAV-ICMBio, a ATIVO AMBIENTAL realiza os estudos necessários ao desenvolvimento do Plano de Manejo Espeleológico, executado por equipe multidisciplinar, tal estudo viabiliza a utilização turística de cavidades naturais, prevendo sempre o mínimo impacto e o desenvolvimento sustentável do turismo em cavidades.

ESTUDO DE DELIMITAÇÃO DE RAIO:

Com a alteração na legislação ambiental em 2008, possibilitou-se a alteração do raio de proteção das cavidades naturais, estipulada em 250 metros do perímetro da cavidade.

A ATIVO AMBIENTAL desenvolve os estudos necessário para a delimitação do raio de proteção, realizado através de equipe multidisciplinar que avalia tanto questão da bioespeleologia, através por exemplo de possiveis alterações na condição trófica da cavidade, quanto sua inserção na paisagem e possíveis impactos originados por ruído e vibrações de equipamentos móveis ou não.

ESTUDOS HIDROGEOLÓGICOS PARA CAVERNAS:

Os estudos hidrogeológicos com foco no subsídio aos estudos ambientais partem da compilação de dados secundários e da definição de um domínio de interesse visando caracterizar a hidrografia e hidrogeologia da área de influência do empreendimento. Diante desses levantamentos poderá se compreender a dinâmica hídrica e propostos modelos hidrogeológicos conceituais, informações essas, que culminarão na delimitação das áreas de contribuição hídrica das cavidades existentes em dado empreendimento.

Além disso, embasando-se no contexto hidrogeológico atual e no prognóstico ambiental, poderão ser apontadas as possíveis alterações na condição de recarga, circulação e descarga das águas subterrâneas em função da inferência do cenário futuro de máxima utilização das estruturas de dado empreendimento.

Estudos Ambientais

A Ativo Ambiental desenvolve e elabora todos os estudos, planos e programas ambientais e também presta consultoria para todo o processo de licenciamento ambiental , seja ele, para a regularização, adequação, ampliação, corretivo ,implantação, operação ou de encerramento.

Licenciamento Ambiental
Arqueologia
AAF- Autorização Ambiental de Funcionamento
Cadastro Ambiental Rural
Estudo de Impacto Ambiental (EIA)/ Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Relatório de Controle Ambiental (RCA)/ Plano de Controle Ambiental (PCA)
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
Relatório Ambiental Preliminar (RAP)
Plano Básico Ambiental (PBA)
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
Relatórios de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA)
Plano de Utilização Pretendida (PUP)
Projeto Técnicos de Recomposição Florestal (PTRF)
Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR)
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)
RIC- Relatório de Impacto na Circulação/ RIU- Relatório de Impacto Urbano
Gestão Ambiental
Diagnóstico Ambiental
Plano de Uso Futuro
Educação Ambiental
Projetos de sustentabilidade ambiental
Estudo e mitigação de áreas contaminadas
Estudo sócio econômico
Averbação de Reserva Legal
Outorga de uso de recursos hídricos e lançamento de efluentes
Auditoria Ambiental
Geoprocessamento
Concessão de lavra
Caracterização e monitoramento de solos
Elaboração e execução de Programa de Afugentamento e Resgate de Fauna
Elaboração de Plano de Manejo de Unidades de Conservação
Elaboração e execução de Programa de Educação Ambiental

Cursos e Treinamentos em Segurança do Trabalho

Espeleoresgate
Resgate em área Remota.
Gerenciamento de Riscos em Cavidades Naturais / Teórico e Prático
Percepção de Risco
Prevenção e Riscos de Descargas Atmosféricas
Prevenção e Riscos de Ataques de Abelhas e Marimbondos
Identificação e Cuidados com Animais Peçonhentos
Prevenção aos Ataques de Animais Selvagens
Cursos de Licenciamento Ambiental, Meio Ambiente e Espeleologia

Galeria

@ Contato

Utilize o formulário abaixo para nos enviar sua mensagem, dúvida ou sugestão. Retornaremos o mais breve possível.

+ 55 31 3481 3335 Flávia Evangelista: +55 31-8863-3335 Leandro Maciel +55 31-9317-5321 contato@ativoambiental.com.br Rua Alabastro 278, Sagrada Família - Belo Horizonte/MG
CEP: 30.150-280